Cirurgia de Catarata: 5 coisas importantes que você precisa saber

Certamente, você já ouviu alguém falar a respeito de catarata, doença que representa uma das principais causas de cegueira reversível no mundo. Trata-se de uma patologia comum, principalmente, entre as pessoas com mais de 60 anos.

A catarata caracteriza-se pela perda de elasticidade e opacidade do cristalino, a lente natural do olho, que tem a função de regular o foco dos objetos em diferentes distâncias. Diante do processo de opacificação, há o impedimento da entrada de luz e alteração da formação das imagens da retina. Resultado: dificuldade de visão.

No início, as imagens ficam embaçadas e há sensibilidade à luz. A piora é gradativa e há casos de pessoas que conseguem apenas ver vultos. Não há medicamentos nem terapias que resolvem. A cirurgia é a única forma de reverter a situação. 

A oftalmologista Maria Jacqueline, do Hospital de Olhos Sobradinho Salute, responde as cinco principais perguntas a respeito da cirurgia de catarata.

1) Há um momento certo para decidir realizar a cirurgia?

Não existe uma regra. Antes, indicava-se o procedimento apenas para as pessoas que já se queixavam de estágio avançado da doença. Esperar a catarata ficar “madura” era visto como o mais correto. Hoje, logo após os primeiros sinais e o diagnóstico, especialista e paciente já conversam a respeito da realização da cirurgia.

2) Como é feito o procedimento?

A técnica de Facoemulsificação consiste numa pequena incisão no olho. Em seguida, o oftalmologista fragmenta o cristalino em vários pedacinhos que são aspirados, por ultrassons de alta precisão. Por fim, implanta-se uma lente intraocular, que fará o papel da lente natural retirada.

3) Dói? Quanto tempo dura?

O procedimento leva no máximo 20 minutos e é totalmente indolor. Aplica-se anestesial tópica, ou seja, colírios anestésicos. Não há necessidade de internação.

4) Quando é possível perceber os resultados?

A melhora na visão é perceptível 48 horas após o  procedimento cirúrgico. No entanto, para algumas lentes em algumas situações o resultado definitivo da visão pode levar algum tempo.

5) A catarata volta depois da cirurgia?

Não. O que pode ocorrer é a opacificação da cápsula posterior ao cristalino(local onde a lente é implantada), processo esse que pode ser interrompido pelo procedimento de Yag Laser (conhecido como “limpeza da lente”. Dispomos dessa tecnologia em nossa unidade em Sobradinho.

1 Comentário. Deixe novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Confira também:

Há mais de 17 anos oferecendo cirurgias e exames de qualidade para a população de Sobradinho

Cirurgia de Catarata
Cirurgia Refrativa
Cirurgia para Ceratocone
Oftalmologia Pediátrica 
Exames e procedimentos

Pronto atendimento

Segunda a sexta-feira:
8h às 18h

Sábado:
8h às 12h