A Capsulotomia YAG laser, também conhecida como limpeza de lente intraocular, é feita em pacientes que já realizaram a cirurgia de catarata e, que por algum motivo, voltaram a ficar com a visão embaçada ou opaca.
Trata-se de um procedimento de alta tecnologia, sem incisões e indolor, pois ao invés de utilizar instrumentos cirúrgicos, ele é feito com um laser de luz chamado Nd:YAG. Por meio dele, é feita a remoção da cápsula ou de pigmentos depositados sobre a lente intra-ocular.
A opacidade da cápsula não deve ser confundida com a opacidade do cristalino. No entanto, a opacidade da cápsula, quando presente, também impede que a luz chegue até a retina com a devida nitidez, fazendo com que o paciente não consiga enxergar normalmente. E, quando isso ocorre em pacientes que já realizaram a cirurgia de catarata, utiliza-se a capsulotomia YAG laser para a limpeza.
Isso significa que a catarata voltou e que vou precisar fazer novamente a cirurgia?
Não! A volta da opacidade não significa a recidiva da catarata.
Fiz a cirurgia de catarata, significa que preciso fazer o tratamento com a capsulotomia YAG laser?
Ainda não há consenso sobre a obrigatoriedade da realização da capsulotomia em casos assintomáticos. A grande maioria dos pacientes que realizam a cirurgia, apresentam níveis diferentes de opacidade da cápsula posterior. Apenas nos casos em que ela estiver comprometendo de alguma forma a estabilidade ou a qualidade visual do paciente é que sua remoção estará indicada. O tratamento é recomendado sob indicação de um médico oftalmologista e a tecnologia indicada será geralmente a capsulotomia YAG laser, sem a necessidade de cortes, pontos ou injeções.
Posso fazer a capsulotomia mais de uma vez?
Não é necessário, uma vez que após a realização da limpeza da lente intraocular, a mancha e a opacidade são removidas de uma vez. Mas, caso esses sintomas retornem, o que é bastante incomum, é possível sim fazer a capsulotomia novamente para ampliar a área tratada.
Vou precisar seguir o mesmo pós-operatório da cirurgia de catarata?
De modo geral, não, mas é preciso ter alguns cuidados como evitar esforço físico e utilizar os colírios indicados pelo médico. Apesar disso, é possível seguir com a rotina normal, inclusive se expor ao sol.
Fique atento aos sintomas que podem surgir e sinalizar algum problema:
- Dor;
- Queimação;
- Ardência;
- Incômodo excessivo.
Quando perceber a presença desses sinais, é de extrema importância retornar ao médico que realizou a capsulotomia para a avaliação do caso.
4 Comentários. Deixe novo
Fiz cirurgia de catarata e, nos primeiros meses até 11 meses retornei para fazer limpeza das lentes então a visão ficou mais nítida como se fosse depois da cirurgia. Notei q ao passar do tempo essa nitidez diminuiu mas minha oftalmologista diz que só faz esse procedimento 1 vez. Há algum risco em se fazer a limpeza novamente pois a visão ,pelo menos por 1 ano,fica como se fosse após a cirurgia, uma visão nítida,sem auxílio de óculos?
Meu nome é José Arismario Da Silva, 45 anos! Realizei cirurgia de catarata alguns anos atrás..me sinto como se á catarata voltou com bastante sintomas. Gostaria de saber se o Instituto faz esse procedimento pelo plano Bradesco Nacional flex?
Fiz a cirurgia de catarata há 30 anos no olho direito, não estava sentindo nada. Fui à oftalmologista para exames de rotina, ela disse que a lente estava suja. Limpou,mas fiquei vendo coisas voando.
Pra foi ótimo e nessario fiz catarata a doze anos e meu oculista fez um exame de mapeamento da retina e falou que nessario fazer a limpeza das lentes porque o exame e caro e vejo bem uma abraço e obrigado