Você sabia que as lentes intraoculares são utilizadas ​​na cirurgia de catarata para restaurar a visão do paciente após a remoção da doença?

Atualmente, a cirurgia é o único tratamento disponível para a condição. Porém, é importante ressaltar que o procedimento não é indicado para todos os casos. 

Por isso, é fundamental conversar com o médico oftalmologista para avaliar os exames oftalmológicos e o estágio da doença do paciente para indicar ou não a intervenção cirúrgica.

Como a cirurgia é feita?

Antes da cirurgia, o paciente recebe anestesia local nos olhos, o que significa que o paciente estará acordado durante a cirurgia, mas não sentirá dor. Depois disso, o cirurgião oftalmologista faz uma incisão na córnea, que é a camada transparente na frente do olho e remove a catarata do cristalino.

Após a remoção da catarata, o cirurgião insere a lente intraocular no lugar do cristalino danificado. Esta lente é feita de materiais biocompatíveis e fica no olho permanentemente, corrigindo a visão do paciente após a cirurgia. 

Contudo, a escolha da lente intraocular depende das necessidades visuais do paciente, como a correção de miopia, hipermetropia ou astigmatismo.

Tipos de lentes intraoculares

Os tipos de lentes intraoculares utilizadas para a cirurgia de catarata são:

Lentes intraoculares Monofocais Tóricas: mais indicadas para casos de astigmatismo de médio ou alto grau, melhorando o foco da visão apenas para longe;
Lentes intraoculares Monofocais não Tóricas: geralmente são indicadas  para pacientes com baixo grau de astigmatismo, miopia ou hipermetropia;
Lentes intraoculares Multifocais Tóricas: é um dos tipos mais modernos e oferece pontos de foco tanto para perto quanto para longe. Pode ser indicada para casos de astigmatismo de grau médio;
Lentes intraoculares Multifocais não Tóricas: indicadas para enxergar melhor tanto de longe, quanto para perto.

Cuidados no pós-operatório

O paciente pode retornar para casa no mesmo dia da cirurgia. Porém, é importante seguir alguns cuidados para não ter complicações após o procedimento. 

Alguns deles são:

Utilizar os colírios receitados pelo oftalmologista;
Não coçar ou esfregar os olhos;
Evitar ambientes muito quentes e úmidos;
Não realizar atividades físicas pelo tempo determinado pelo médico;
Evitar dormir sobre o olho operado pelo tempo indicado pelo oftalmologista.

Se você sofre com a catarata e deseja ter mais qualidade de vida, entre em contato. Podemos te ajudar a enxergar a vida melhor!

Entre em contato

Ainda há duvidas?

Nome *
Preencha esse campo
Telefone *
Preencha esse campo
E-mail *
Digite um endereço de e-mail válido.
Deixe sua dúvida: *
Preencha esse campo
Selecione uma opção

Cirurgia Oftalmológica em Sobradinho

Dra. Maria Jaqueline Sampaio Taumaturgo

Oftalmologia – Córnea e Catarata

CRM-DF: 26104

Dr. Francisco Porfirio Neto Junior

Oftalmologia – Cirurgião Catarata, Cirurgias fistulizantes (Trabeculectomia) ou Implantes para glaucoma

CRM-DF: 10397

Dr. Rogério de Souza Furtado

Oftalmologia – Refrativa e Ceratocone

CRM-DF: 10851