Na Oftalmologia, é muito comum o diagnóstico de erros refrativos, condição que ocorre quando a luz não chega com nitidez à retina e provoca dificuldades para enxergar.
Um olho que não consegue focalização adequada e com imagens sem nitidez é portador dos chamados vícios de refração ou erros refrativos. Em geral, os pacientes com erros de refração utilizam óculos de grau e lentes de contato para corrigir os erros e, consequentemente, enxergar melhor.
Mas, graças aos avanços da Medicina, é possível realizar a cirurgia refrativa, um procedimento a laser da Oftalmologia, eficaz e seguro que visa corrigir os erros de refração, como a miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia.
As técnicas mais usadas na cirurgia refrativa são LASIK e PRK. Na técnica LASIK, o cirurgião faz uma incisão na córnea que permite levantá-la, como uma tampa, possibilitando o acesso do laser e aplicação diretamente na córnea. Já na técnica PRK, há um processo de raspagem, expondo a córnea e permitindo a aplicação do laser.
Ambas as técnicas cirúrgicas são seguras, sendo que a LASIK se destaca por ter uma recuperação mais rápida.
A cirurgia refrativa é um procedimento rápido, realizado em centro cirúrgico por um cirurgião oftalmologista especialista em córnea e refração.